FLISOL 2011

Geral No Comments

O FLISOL, Festival Latino Americano de Instalação de Sofware Livre, é um evento voltado para divulgação do Software Livre que acontece mutuamente em vários estados e países da América Latina. Considerado uns dos maiores eventos de Sofware Livre o FLISOL é normalmente realizado no mês de Abril, esse ano não será diferente, no dia 09 de Abril de 2011 as 09 horas (sim, num sábado. ) a Comunidade Tux-ES realizará mais uma edição do FLISOL em Vitória que será realizada pela primeira vez em conjunto com o DFD, Document Freedom Day.

Data: 09 de Abril de 2011

Local: FAESA da Av. Vitória (Rua Anselmo Serrat, 199 – Monte Belo, Vitória, ES – CEP 29053-250)

Início: 09:00 horas

Programação

09:00 – Palestra I : Formatos abertos de arquivos na Produção Editorial

    João Fernando: Administrador, professor universitário, especialista em Informática na Educação e mestrando em educação. É editor-chefe, diagramador e responsável pela Revista Espírito Livre, coordenador do Grupo de Usuários BrOffice.org do Espírito Santo [GUBrO-ES] e idealizador da Iniciativa Espírito Livre, entidade que atua na mobilização e organização de diversos eventos de software livre no ES e região. Também atua como responsável pelo Projeto Software Livre-ES.

10:00 – Palestra II : IPv6: Você está preparado para ele?

    Gilberto Sudré: Professor, Consultor e Pesquisador da área de Segurança da Informação do Ifes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN. Articulista do Jornal A Gazeta e Portal iMasters. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e Fotografia.

11:00 – Palestra III : Case KW Vix, empreendendo com Software Livre

    José Carlos Valandro (Carlos): Empresário,fundador e administrador da KW Vix Automação (@kwvix), atua no setor de informática e automação a mais de 6 anos. Entusiasta do software livre, quase xiita, consegue ganhar dinheiro sem utilizar software propietário e sem saber programar. Já instalou linux em quase mil PC’s e ainda foi pago por isso.

12:00 – Almoço: Porque também somos seres humanos e temos necessidades..

13:30 – Palestra IV: Lançamento Gnome 3

    Vinicius:

14:30 – Palestra V: Virtualização com Xen

    André Luiz Fraga Moreira: Usuário de GNU/Linux desde 2008, trabalha com administração de servidores Linux na Spirit Linux, cursando Tecnologia em Redes de Computadores na Faesa, certificado LPI 1 e participante ativo da comunidade Tux-ES

15:30 – Palestra VI : Desenvolvimento para Android

    Claudio Roberto França Pereira: Formando (último período, UFA!) de Engenharia de Computação da UFES, já trabalhou com desenvolvimento web usando tecnologias open source (LAMP, PostgreSQL, JavaScript, jQuery) e utilizando ferramentas Microsoft (SQLServer, ASP com VBScript e .NET). Atualmente trabalhando em projetos de pesquisa usando o Android como plataforma móvel, fazendo integração entre aplicações web e mobile, utilizando interfaces REST para comunicação entre cliente-servidor. Usuário Linux diário e entusiasta de gadgets e celulares, aposta na evolução e padronização do Qt e do Meego, como plataformas open source do futuro, que inclusive já possuem projetos de portabilidade do framework para Android e iOS

Atividades paralelas

às 09:00 terá início um Dojo ministrado por:

    Flávia Missi: Apaixonada por desenvolvimento de software desde o primeiro “hello world”. Geek, curiosa, interessada e eterna estudante ;) Usuária e amante de software livre. Estudante de Ciência da Computação. Mesmo sendo autodidata, sempre procurou conhecer e aplicar boas práticas de programação.

às 13:30 será realizado um campeonato de “Jogo à definir” organizado por:

    “Rapha” M Rocha: Adepta do Software, Analista de Sistemas da Rede Gazeta, usuária do GNU/Linux e amante do Larry a Vaca (Mascote do Gentoo), vegetariana, defensora dos animais e participante ativa da comunidade Tux-ES onde colabora na organização de eventos no estado.

Juntamente com:

    João Víctor Rocon Maia: Aluno do curso de Engenheria de Computação – UFES, usuário GNU/Linux desde 2004, Slackware 9.2, hoje usuário Arch Linux. Experiência com servidores GNU/Linux desde 2007 como bolsista na UFES. Programador por diversão, viciado em competições de programação, experiência com C/C++, Python e JAVA.

FLISOL 2010 – Definidos local e grade de programação

Geral No Comments

O FLISOL 2010 acontecerá no dia 24/04 no miniauditório na FAESA – Campus 1,  Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES.

A grade de programação ficou definida da seguinte forma:

08:40h – 09:00h – Inscrição e recebimento dos donativos
09:00h – 09:40h – Palestra 1: Distribuições Linux [Almir Mendes de Araújo]
09:40h – 10:20h – Palestra 2: Gentoo Linux [Raphaela Marques Rocha]
10:20h – 11:00h – Palestra 3: Arch Linux [Albino Biasutti Neto]
11:00h – 11:40h – Palestra 4: CentOS Linux [Rodrigo Griffo]
11:40h – 12:20h – Palestra 5: Empreendedorismo Social e Software Livre [Cristiano Vitorino]

Vale lembrar que a inscrição para o evento é um kilo de alimento não-perecível, a ser entregue no ato da inscrição.

Fotos do FLISOL 2009 em Vitória/ES

Geral No Comments

As fotos do FLISOL 2009, que aconteceu no dia 25 de Abril já estão disponíveis.

Para vê-las basta apontar seu browser para: [Álbum de fotos - FLISOL 2009].

Entrega de alimentos – FLISOL 2009

Geral No Comments

A entrega dos alimentos ao Projeto Amor e Vida, no bairro Jardim América em Cariacica, aconteceu na tarde do dia 25 de abril, logo após o término do FLISOL na FAESA.

Foram arrecadados aproximadamente 80 kilos de alimentos não-perecíveis, doados pelos participantes do evento.

As fotos da entrega dos alimentos podem ser vistas aqui:

[Álbum de fotos FLISOL 2009 - Entrega dos alimentos]

FLISOL 2009 em Vitória/ES

Geral No Comments

No último sábado, dia 25/04/2009, aconteceu o FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, um evento de proporções continentais, que aconteceu em diversas cidades em toda a América Latina. Um grande evento de divulgação, instalação, informação e contribuição com o Software Livre.

Aqui no Espírito Santo, a capital Vitória foi sede de um ponto do FLISOL, organizado pela Iniciativa Espírito Livre, e que contou com a colaboração de Almir Mendes, Membro do PHP-ES e Linux-ES, entre outros. Como palestrantes tivemos Guilherme Chaves, Jean(Índio) e Diego, o próprio Almir e Lázaro.

O evento foi realizado com o apoio da FAESA, que nesta edição nos cedeu o auditório, bem como toda a infra-estrutura necessária para a realização do evento.

Os arquivos das apresentações podem ser acessados abaixo:

Linux & Desktop – Guilherme Chaves
Linux Pra Mim, Linux pra Você – Almir Mendes
UML User Mode Linux – Jean Índio e Diego Nogueira
Linguagem Lua – Lázaro Reinã

FLISOL 2009 foi um sucesso!

Geral No Comments

A Iniciativa Espírito Livre gostaria de agradecer a todos os participantes do FLISOL 2009!

Em breve estaremos publicando aqui um release completo, bem como as fotos do evento e da entrega dos alimentos, que foi feita logo a após o término das atividades.

FLISOL 2009 em Vitória com grade e local já definidos

Geral No Comments

Já está confirmado! O FLISOL 2009 é dia 25/04 e aconterá este ano na FAESA – Campus 1,  Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES.

As palestras desta edição do FLISOL são as seguintes:

09:00 – Linux & Desktop – Uma visão de usuário sobre o sistema – Guilherme Chaves
10:00 – Linux pra mim, Linux pra você - Almir Mendes
11:00 – UML User Mode LinuxUma Máquina Virtual Diferente - Jean Índio e Diego Nogueira
12:00 – Linguagem LuaLázaro Reinã

Vale lembrar que a inscrição é 1 KG de alimento não perecível e poderá ser entregue logo na chegada, no sábado pela manhã, a partir das 08:00. Entre 08:00 e 09:00 horas estaremos fazendo inscrições e recolhendo tais alimentos.

O FLISOL 2009 está chegando!

Geral No Comments

É isso mesmo! Este ano, apesar de toda a correria, teremos o FLISOL aqui no Estado do Espírito Santo. Então, é hora de convidar aquele colega que tinha medo de instalar este ou aquele software livre, agarrá-lo pelo braço e levá-lo ao local do evento!

Em breve estaremos publicando mais informações sobre a grade de palestras e local escolhido para as atividades.

Promoção: Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!

Geral No Comments

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!
…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe – quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

Software Livre no Conexão Geral

Geral No Comments

Domingo passado, dia 04 de maio, o programa Conexão Geral da TV Gazeta, que é exibido após Faça Sua História, exibiu uma matéria sobre Software Livre, feita no dia 26 de Abril, no CEFETES da Serra, local que foi palco de um ponto do FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.

A matéria que foi ao ar também contou com a participação de Thalison, Armando e Jean na platéia do programa. O apresentador conversou com os participantes a respeito do software livre e tanto Thalison quanto Jean responderam com maestria tais questinamentos.

More...A Iniciativa Espírito Livre que estava na organização dos pontos do FLISOL no estado do Espírito Santo, está buscando junto a TV Gazeta uma cópia da matéria em DVD. Enquanto isso, quem perdeu a matéria, pode conferí-la neste link. Já o vídeo da matéria pode ser conferido aqui.

Gostaria de agradecer a presença do pessoal que compareceu na gravação do programa e a equipe do Conexão Geral / Rede Gazeta, que possibilitou por meio da matéria uma boa visibilidade ao software livre, aos grupos afins e aos eventos que englobam tal tema aqui no estado.

« Previous Entries